Sabores de Otimismo: Receita de Bolo Frappé

Sabores de Otimismo: Receita de Bolo Frappé

Delícias com amor

 

Juliana acompanhou de perto a evolução do GIST de seu marido, Rodrigo, diagnosticado em 2008 com um pequeno tumor intestinal. Hoje aos 30 anos, ele continua sua batalha contra a doença e viveu na pele as dificuldades de ser portador de uma patologia rara, ainda pouco conhecida.

“Um ano antes de casarmos, ele sentia uma dor leve na região do abdomen e insisti para que fosse ao médico”, conta Juliana. Rodrigo seguiu os conselhos e no mesmo ano foi submetido à cirurgia para a retirada de um tumor intestinal que a biópsia confirmou tratar-se de um GIST. A equipe que o atendia na época não achou necessário recomendar o uso do mesilato de imatinibe (Glivec) e considerou que Rodrigo estava curado.

Em julho de 2009, Juliana e Rodrigo se casaram e poucos meses depois, em outubro, um exame de controle acusou a presença de 15 nódulos. “Entramos em desespero”, recorda Juliana. “Como os médicos haviam garantido que tudo estava resolvido com a cirurgia?”

Foi quando o casal decidiu ouvir uma segunda opinião e em dezembro de 2009 Rodrigo iniciou o tratamento com o Glivec. Hoje, faz uso de Sutent e celebra a vida ao lado da esposa, que não poupa cuidados.

Os segredos da culinária Juliana aprendeu com a avó, mas apesar das mãos habilidosas ela prefere receitas práticas, que se encaixam na rotina diária do jovem casal.

Ele, além da sorte no amor, tem também outro privilégio, pois como paciente de GIST nunca sofreu nenhum tipo de restrição alimentar. “Gosto de comer de tudo e não me privei de nada durante o tratamento. Costumo fazer minhas refeições em casa, algo bem simples, sem muito sal e óleo, geralmente grelhados, mas aos finais de semana não abro mão de uma boa pizza”, diz Rodrigo.

Aqui, ele e Juliana dividem delícias que não podem faltar à mesa. “Minha esposa sempre faz o pão de forma quando viajamos para nossa casa no interior e todos disputam um pedaço do pão fresquinho com manteiga pela manhã”, diz.  O bolo salgado também está entre os pratos preferidos para o almoço e o Bolo Frappé é sucesso garantido no lanche familiar. “Não sobra um pedaço!”

 

                                                                 Receita de Bolo Frappé 

Ingredientes

  • 4 ovos (gemas e claras separadas)
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 ½ xícara de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 100 gramas de manteiga
  • ¼ colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • ½ colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de fermento

 

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 C por 10 minutos. Na batedeira, misture a manteiga, o açúcar e as femas e bata até formar um creme esbranquiçado.

Acrescente o sal, o leite, a baunilha e a farinha e bata mais um pouco em velocidade baixa. Divida a massa em duas partes e, em uma delas, adicione o chocolate em pó.

Acrescente metade do fermento e metade das claras batidas em neve à massa branca e outra metade de ambos na massa de chocolate. Misture cuidadosamente sem bater.

Despeje a massa branca em uma forma redonda (de pudim com buraco no meio) untada e, em seguida, a de chocolate por cima. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos.

Instituto Espaço de Vida

Instituto Espaço de Vida

Melhorar a qualidade de vida dos pacientes, não importando o desafio que esteja à frente.

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!