Por que é importante cuidar da saúde do homem?

Por que é importante cuidar da saúde do homem?

 

A cultura do Brasil impõe que o homem seja sempre forte, que não reclame de dor, que não demonstre fraqueza. Há um estereótipo de que algo está errado se o homem o fizer. De que ele é covarde.

Mas o que isso tem a ver com a saúde? A resposta é: TUDO!

Com toda essa estigma com a saúde, muitos homens deixam de procurar o atendimento básico quando sentem dores ou alguns sintomas anormais do corpo. E dessa forma, o diagnóstico precoce de várias patologias é prejudicado. 

 

Especialmente no câncer de próstata, para a realização do exame que detecta o tumor os homens são, em grande parte, resistentes. O “exame de toque” é o mais temido pelos homens, isso porque, ele é realizado pelo reto. Aqui entra a questão da influência da cultura, da masculinidade e do preconceito. 

 

Essa situação precisa se revertida. Quando falamos de câncer de próstata são mais de 65 mil novos casos estimados só para o ano de 2020 e quase destes, são especuladas quase 16 mil mortes. O curioso é que o câncer de próstata tem cerca de 90% de chances de cura se descoberto em fase precoce. 

 

É necessário que haja diversos trabalhos sociais para conscientização e quebra deste paradigma que reforça o estereótipo de que homem não necessita de cuidados. A saúde do homem é tópico que deve estar sempre em pauta, tanto pelas entidades de saúde quanto pela sociedade. Ambos trabalhando lado a lado para disseminar informações e quebrar esse preconceito com os cuidados do homem, poderão mudar a qualidade e expectativa de vida da população masculina. 

Ingrid Oliveira

Ingrid Oliveira

Jornalista em formação. Gosto de todos os assuntos e adoro contar histórias 

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!