Você já se perguntou se as sequelas, cicatrizes ou sinais deixados em pacientes que já se recuperaram da COVID-19 pode causar câncer?

Você já se perguntou se as sequelas, cicatrizes ou sinais deixados em pacientes que já se recuperaram da COVID-19 pode causar câncer?
Você já se perguntou se as sequelas, cicatrizes ou sinais deixados em pacientes que já se recuperaram da COVID-19 pode causar câncer? Quem responde essa dúvida é a Dra. Fernanda Bes Scartezini, Médica Oncologista Clínica da São Germano e da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo:
“Várias doenças ou condições podem deixar algum tipo de sequela ou “cicatrização” pulmonar, que conhecemos como fibrose pulmonar. As mais comuns são o tabagismo, alguns tipos de exposições ocupacionais, como a exposição ao asbesto, infecções pulmonares diversas, entre elas a tuberculose, e uso de algumas medicações. Sabemos que a presença de fibrose pulmonar aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão. Com relação especificamente à COVID-19, o tempo de acompanhamento dos pacientes
infectados ainda é muito curto. Dessa forma, ainda é muito cedo para termos certeza sobre suas possíveis sequelas pulmonares a longo prazo.”
Gostou? Então continue atento às nossas redes sociais! Toda quarta-feira nós trazemos curiosidades e respostas de perguntas enviadas por pacientes na nossa coluna “Pergunte Ao Especialista”
 
Dra. Fernanda Bes Scartezini

Dra. Fernanda Bes Scartezini

Dra. Fernanda Bes Scartezini, Médica oncologista Clínica da Clínica São Germano e da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo,

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!