A Fadiga e o Câncer

A Fadiga e o Câncer

“Hoje não acordei legal. Estou com uma preguiça. Tinha tantas coisas para fazer e não fiz nada”.  Quem nunca ouviu ou falou alguma dessas frases? Pois é. Fique atento! Pequenos sintomas podem ser sinal de fadiga!

A fadiga tem origem emocional ou física e afeta milhares de pessoas diariamente. Ela compromete as atividades da pessoa como o desempenho na escola e a relação com os amigos e familiares. O que antes era prazeroso acaba se tornando chato. É importante ficar atento, pois a fadiga altera o funcionamento do organismo o que acaba gerando outras doenças como a hipertensão, fobias e ansiedade, problemas cardíacos e gastrite.

 

Mas e a fadiga do paciente com câncer?

A fadiga relacionada ao câncer é diferente da fadiga que as pessoas saudáveis sentem. Quando uma pessoa saudável está cansada pelas atividades do dia a dia, o cansaço pode ser aliviado pelo sono e descanso. Já a fadiga relacionada ao câncer, os pacientes ficam cansados com um número menor de atividades físicas. Além disso, ela não é completamente aliviada pelo sono e descanso e pode durar por um longo tempo. Os tratamentos para o câncer como a quimioterapia, radioterapia, entre outros, podem causar fadiga nos pacientes. Além disso, ela também é um sintoma comum de alguns tipos de câncer. A fadiga, geralmente, diminui quando se encerra o tratamento, porém os pacientes ainda podem sentir algum cansaço por meses ou anos. Em alguns casos, a fadiga psicológica leva a fadiga mental e alterações no humor. Isso acaba prejudicando a atenção, a memória e a pensar com clareza também.

Os principais sintomas são: cansaço, fraqueza, falta de energia ou vontade de fazer suas tarefas diárias e lentidão. Esses sintomas diminuem a qualidade de vida do paciente e a sua autoestima. Muitos perdem o emprego, perdem amigos e contatos com os familiares. A vontade é sempre ficar deitada e sente-se prazer em dormir.

Cuide-se e fuja desses sintomas! Mantenha uma alimentação sempre saudável e a cabeça ocupada. Como dizem: “mente vazia é oficina do diabo”!

Juliana Artigas

Juliana Artigas

Pode me chamar de Ju. Jornalista, paulistana nata e balzaquiana. Apaixonada pelo comportamento humano e não dispenso um abraço demorado. Acho que toda história (boa ou não) merece ser contada. Amorosa, sonhadora e chorona. Quer me ganhar? Basta falar sobre o amor.  

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!