8 Dicas para Você Curtir o Carnaval

8 Dicas para Você Curtir o Carnaval

Para curtir o carnaval com saúde é preciso estar atento à alimentação, hidratação e exposição solar, além claro do comportamento social e sexual.

O excesso de álcool, má alimentação, exposição prolongada ao sol aliado à noites mal dormidas podem trazer consequências graves para a saúde. Então, para aproveitar ao máximo esta festa anote as dicas a seguir:

 

1. Beba bastante água

Mantenha seu corpo hidratado, evitando desidratação e queimaduras na pele, insolação, mal estar, tonturas e ressaca.

Além da água, aposte em sucos nutritivos que reponham vitaminas e minerais no corpo, como sucos naturais, a água de côco e água aromatizada.

 

2. Evite exposição prolongada ao sol ou calor de ambientes fechados

Mantenha o consumo de água e proteja – se com protetores físicos como chapéus, óculos, protetores tópicos como cremes e os protetores orais como os alimentos antioxidantes. Use roupas leves e confortáveis que minimizem o impacto do calor.

Sucos, smoothies e sorbets de frutas garantem a refrescância e antioxidantes que protegem contra os danos oxidativos das radiações e tóxicos ambientais.

Aposte em fontes de vitamina C, E e carotenóides como goji berry, acerola, goiaba, caju, manga, mamão, cenoura, tomate, abacate, coco, suco de uva…

 

3. Coma com frequência

Manter–se alimentado é a melhor maneira de garantir energia e aporte de nutrientes para o pleno funcionamento metabólico e detoxificação dos efeitos nocivos do álcool.

Alimente–se com frequência a cada 3 a 4h com alimentos leves, saudáveis e coloridos, para garantir a mais variada gama de nutrientes. Aposte em saladinhas, castanhas, frutas, cremes de frutas e sorbets.

Evite comidas pesadas com gordura e muita proteína pois sobrecarregam o sistema digestivo já prejudicado pela folia.

 

4. Evite o consumo de álcool

O álcool traz uma série de malefícios ao corpo. Evite seu consumo.

Beber em excesso (álcool), provoca a dilatação dos vasos sanguíneos no cérebro provocando a dor de cabeça, muitas vezes com latejamento além de inibir a produção de neurotransmissores que captam os estímulos de luz e som, tornando-nos extremamente sensibilizados à luz e som.

Já o cansaço e fome batem pois ao beber os níveis de glicose no sangue caem, portanto, falta energia e a fraqueza, então cansaço e mau humor podem aparecer.

A sede e boca seca são tb outros sintomas da ressaca, isso acontece porque o álcool desidrata o organismo, assim o corpo sinaliza com sede a necessidade de hidratação. A bebida alcoólica provoca o aumento da produção de suco gástrico e secreções intestinais podendo gerar a sensação de enjoo, além de causar náusea e vômitos.

O fígado consegue processar apenas o equivalente a uma dose de álcool (uma latinha de cerveja) por hora. Acima desta quantidade o etanol continua circulando no sangue e intoxicando o corpo, podendo gerar até a morte celular dos tecidos até que o fígado consiga processá-lo para eliminação. Então, o excesso e uso contínuo do álcool lesa as células, principalmente hepáticas podendo ocasionar necrose e perda da função destas.

Evite o excesso de álcool, principalmente em jejum. Atente às doses máximas permitidas. Beba água, alimente-se, a comida dificulta a rápida absorção das moléculas e minimiza o impacto!

 

 

5. Não tome energéticos e não os misture com álcool

Esta prática tão difundida é extremamente grave e coloca sua vida em risco. Estimulantes em uso exagerado, sem monitoramento e, principalmente com bebidas alcoólicas pode piorar os sintomas de irritação de mucosa gastro intestinal, queimação, gastrite, diarréia e cólicas e, mais gravemente, pode causar arritmias e palpitações cardíacas, levanto inclusive à casos graves como internação hospitalar e óbito.

 

6. Cuide do seu sistema imunológico

Noites mal dormidas, bebidas, desgaste físico e muita exposição ambiental podem desgastar o sistema imunológico.

A defesa do corpo deve estar em plena forma para garantir o funcionamento correto do corpo e evitar que doenças oportunistas se instalem. Então, aposte em água, iogurtes, alimentos fonte de fibras (vegetais crus e cereais integrais), pré e probiótico para restauração da microbiota intestinal e estímulo do sistema imunológico.

 

7. Durma bem

Apesar de, para muita gente, dormir não ser uma prioridade no carnaval, tente descansar pelo menos 7 a 8h por dia, para restaurar os estragos do dia e repor energias. Isto ajuda restabelecer equilíbrio de secreções hormonais e sistema imunológico no corpo, evitar o cansaço e irritação além de garantir recuperação muscular.

Pequenos descansos ao longo do dia podem ajudar a descansar sem perder a festa, 20 minutos podem levar à um sono confortável. Mas opte sempre por uma boa e longa noite de sono, sempre em local completamente escuro e livre de barulhos para induzir um sono ainda mais reparador.

 

8. Proteção é a palavra de ordem!

Em todos os sentidos…proteja–se de danos com uma boa alimentação, proteja–se contra envelhecimento e estresse oxidativo com hidratação e alimentos antioxidantes, proteja–se  do sol, lute contra o consumo de drogas (incluindo cigarro e álcool), proteja–se das doenças com vacinas e proteja–se durante beijos e relações sexuais. Proteja–se das pessoas, fique atento à condutas nocivas que podem lhe custar a vida!

 

Aproveite o Carnaval com saúde e responsabilidade!

Andrea Alterio

Andrea Alterio

Andrea Alterio é Nutricionista formada na Universidade São Camilo (SP) com especialidade em Oncologia Multiprofissional pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Mestre em Nutrigenética e possui outras 4 especializações em Nutrição Clínica, com ênfase em Metabologia e Bioquímica Médica, Nutrição Funcional, Obesidade e Esportes além de um Master em Nutrição Humana comportamental (coaching nutricional) em Roma, Itália.  Atualmente trabalha em consultório clínico, em São Paulo e Interior.

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

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