Recomece sempre, mas nunca desista!

 

 

Essa é a mensagem do paciente que venceu o câncer e leva uma vida saudável

 

Joaquim Alves de Carvalho é o personagem desta história. Quem o vê hoje, com 49 anos, fazendo atividades, caminhada e dirigindo pode até pensar que é algo comum. Mas não para ele.

Morador do interior de Goiás, desde muito novo Joaquim teve que se adaptar às mudanças da vida e lidar com coisas que não estavam sob seu controle. Logo aos dois anos perdeu sua mãe e foi cuidado pelo pai.

Aos 18 anos, casou-se e sua vida estava até mais tranquila. Teve um casal de filhos. Mas foi em abril 2019 que tudo mudou.

Quando você sente uma dor de garganta, considera que é “comum”?

Joaquim passou um tempo com dores na garganta até perceber a presença de um nódulo na região do pescoço. Foi então que começou sua luta, procurar um médico, realizar muitos exames e uma biópsia até o resultado de câncer de laringe:

“Após o diagnóstico me veio a dúvida na cabeça, sem saber se eu viveria ou não, mas me apeguei em Deus e segui firme o tratamento”.

E foi aí que começou todo o processo, foram 8 quimioterapias brancas e 35 radioterapias, tratamento feito no Hospital Araújo Jorge, Goiânia – GO.

“A fase mais difícil para todos nós foi a quimioterapia e seus efeitos colaterais: muita fraqueza, falta de apetite, vômito...”

Além de toda quimioterapia, era necessário a retirada do tumor. Joaquim realizou a cirurgia para remover o câncer em sua laringe.

Engana-se quem pensa que essa foi a pior parte. Imagina você num dos momentos mais difíceis, numa batalha diária pela sua vida ter que lidar com seus amigos duvidando da sua cura? Ou sentir-se menosprezado por usar máscara? Além de um tratamento longo e cheio de efeitos colaterais, Joaquim ainda teve que lidar com olhares de receio das pessoas e pessoas próximas duvidando da sua cura:

 

“Por morar no interior, em alguns momentos sentia que as pessoas olhavam para mim com receio por estar usando máscaras, alguns “amigos” já chegaram a me dizer que seria difícil eu conseguir vencer isso e eu me sentia mal ao ouvir isso”.

São nessas horas que os verdadeiros anjos aparecem. Aqueles que são capazes de dar força no momento de fraqueza e ser a luz quando tudo parece escuro e sem saída: 

“Minha esposa e meus filhos foram a base de tudo, sem eles não teria conseguido suportar todos os dias de tratamento e luta, são meio esteio. Sempre cuidaram de mim com muito amor e carinho em cada detalhe.”

E passar por tantas coisas na vida, muda a pessoa. Não é de se esperar que com um diagnóstico de câncer a vida seja mais fácil. Não! É lutar e em meio a tantos problemas enfrentados, conseguir tirar algo bom. Perceber as pequenas coisas da vida e valorizar cada momento junto a quem ama:    

“Aprendi muito depois de tudo isso, que a vida vale mais, só agradeço a Deus por tudo, pois riqueza no mundo é ter saúde. Dou valor em pequenas coisas, que antes talvez tenhas sido ignorante. Valor na família, nos pequenos momentos da vida”.

Nem sempre a vida se mostrará da maneira perfeita, e a história de Joaquim é prova disto. Perdeu a mãe, enfrentou um câncer e teve que lidar com a ausência dos amigos nesse momento difícil. Esse mês de julho de 2020 faz 8 meses desde que ele terminou o tratamento e segue apenas com acompanhamento de rotina. Sua vida está normal; retomou as atividades, está feliz com a esposa e filhos.

 A lição que fica é de que há sempre algo em que se apegar, no caso de Joaquim sua família e sua fé:

“Encontrei força em Deus sempre e sem minha família não teria conseguido seguir em frente e vencer. Muito amor e fé!”.

Quando não houver ânimo e forças, lembre-se dessa mensagem:

“Nunca desanimem, tenham fé em Deus, levantem a cabeça e sigam lutando, sabemos que é um tratamento muito doloroso psicologicamente e fisicamente, mas com a família ao nosso lado, fé, amor e esperança a gente vence.”

A maior motivação para não desistir não é o fato de nunca cair, mas sim o levantar após cada tombo.

Ingrid Oliveira

Ingrid Oliveira

Jornalista em formação. Gosto de todos os assuntos e adoro contar histórias 

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!