Espaço de Vida
Buscar
0800-7733241
0800-7733241
A ligação é gratuita!


Cadastre-se e receba nossas novidades:

GIST

GIST


O que é

 

data-cke-saved-src=http://www.espacodevida.org.br/pub//Teste%203.jpgTumores estromais gastrointestinais (GISTs) são os mais raros tumores do trato GI. No passado, pensava-se que eles se iniciavam no músculo ou em células nervosas no trato Gastro intesntinal (GI). Isto porque as células tumorais parecem com células musculares ou nervosas vistas no microscópio.

Sabemos agora que os GISTs se iniciam em células especiais encontradas na parede do trato GI chamadas células intersticiais de Cajal (ICCs) ou em células muito jovens que podem desenvolver-se em ICCs. Os ICCs são parte do sistema nervoso autônomo, a parte que regula os processos corporais. O sistema nervoso autônomo envia sinais para o trato GI dizendo para ele digerir o alimento. ICCs são, às vezes, chamados de “marcapassos” do sistema digestivo, pois mandam sinais aos músculos para contraírem, fazendo com que alimentos e líquidos se movam através do trato GI.

Nem todos os GISTs são cancerosos. Alguns  não crescem em outras áreas ou se espalham para outras partes do corpo. 
Mais da metade dos GISTs iniciam-se no estômago. A maior parte dos remanescentes iniciam-se no intestino delgado, mas GISTs podem ser encontrados em qualquer parte do trato GI.

Outros cânceres do trato gastrointestinal

Cânceres podem ocorrer em qualquer lugar do trato GI – desde o esôfago até o ânus. Geralmente estes cânceres se iniciam em células glandulares que revestem a maior parte do trato GI. Os cânceres que se desenvolvem nestas células são chamados adenocarcinomas.

Algumas partes do trato GI, como a parte superior do esôfago e o término do ânus, são revestidas com células lisas chamadas de células escamosas. Estas células são do mesmo tipo das encontradas na superfície da pele. Cânceres iniciados nestas células são chamados de carcinomas de células escamosas.

O trato GI é também composto por células neuroendócrinas. Estas células têm algumas características em comum com células nervosas, mas outras características em comum com células produtoras de hormônio (endócrinas). Cânceres neuroendócrinos podem se desenvolver a partir destas células. Este tipo de câncer é raro no trato GI. Tumores carcinóides são exemplos de cânceres neuroendócrinos encontrados no trato GI.

Outros tipos de câncer que podem ser encontrados no trato GI incluem leiomiossarcoma, angiossarcoma e tumores na bainha de nervos periféricos. Eles surgem das células musculares, células dos vasos sanguíneos e células nervosas no trato GI.

GISTs são diferentes destes outros cânceres do trato GI. Primeiro de tudo, eles se iniciam em células de tipos diferentes. Os GISTs são também bem diferentes em seu prognóstico (perspectiva) e tratamento. Este é o motivo pelo qual médicos necessitam descobrir se um paciente tem GISTs, algum outro tipo de câncer ou uma condição não cancerosa.

É importante também que pacientes entendam que os GISTs não são como outros tipos de câncer do trato GI mais comuns. Aprendendo mais sobre os GISTs, os pacientes podem melhorar o cuidado à sua saúde e fazer decisões consistentes sobre as opções de tratamento.

 

 


Compartilhe:
Voltar 
As informações disponíveis neste portal têm o objetivo estritamente informativo e não devem ser usadas para auto-diagnóstico, auto-medicação e/ou para substituir os serviços ou informações médicas e/ou profissionais da saúde. Em caso de dúvidas fale com seu médico ou com a equipe que lhe atende, eles poderão esclarecer todas as suas dúvidas. O Conteúdo editorial, manuais e/ou vídeos entrevistas do Portal não tem relação comercial com os apoiadores.

Instituto Espaço de Vida

| Sobre o Instituto Espaço de Vida | Fale Conosco
Rua Jandiatuba, 630 – Torre B – Cj. 333 – Vila Andrade – CEP: 05716-150 – São Paulo/SP - Fone: 11 - 3721-5317