Espaço de Vida
Buscar
0800-7733241
0800-7733241
A ligação é gratuita!


Cadastre-se e receba nossas novidades:

Veja Mais

O que é

Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos


O que é

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os cuidados paliativos são uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias que enfrentam o problema associado a doenças com risco de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento por meio da identificação precoce e avaliação e tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.

Os cuidados paliativos não são dependentes de prognóstico e podem ser realizados junto ao tratamento que é destinado à cura (Cuidado Curativo).

Um dos principais benefícios dos cuidados paliativos é personalizar o tratamento para atender as necessidades individuais de cada paciente.

Apesar dos cuidados paliativos aparentemente oferecerem uma gama incrível de serviços, os objetivos do tratamento paliativo são extremamente concretos: o alívio do sofrimento, o tratamento da dor e outros sintomas angustiantes, apoio psicológico e espiritual, um sistema de apoio para ajudar o paciente viver tão ativamente possível, e um sistema de apoio para manter e reabilitar a família do paciente.

No modelo cuidado curativo, a ênfase é dada ao entendimento fisiopatológico das doenças mais do que à própria doença e ao doente. A investigação, o diagnóstico, a cura e o aumento da sobrevida tornaram-se o foco, e o foco humano em si ficou sacrificado pela ciência e tecnologia. Pacientes terminais, especialmente aqueles com câncer, ainda são submetidos a abordagens agressivas de tratamento curativo, mesmo quando este se torna impossível é necessário manter a qualidade de vida do paciente da melhor maneira possível.

Para muitos profissionais da medicina, os cuidados paliativos são considerados uma alternativa de tratamento quando as opções dos modelos curativos se esgotam e erroneamente vistos como uma prática médica passiva. Com a incurabilidade das doenças e conseqüentemente sua progressão, os pacientes evoluem com uma gama devastadora de sintomas de ordem física, emocionais e psicológicas de forma dinâmica e ativa, o que requer a necessidade de diagnóstico precoce e terapias paliativas também dinâmicas e ativas, respeitando-se os limites do próprio paciente frente a sua situação. Fica claro que apesar da conotação passiva ao nome paliativo, a abordagem e o tratamento paliativo são eminentemente ativos, principalmente em pacientes portadores de câncer em fase avançada, onde algumas modalidades de tratamento cirúrgicas, radioterápicas e até mesmo quimioterápicas são essenciais para o controle de sintomas físicos e até mesmo sintomas psicológicos.

Resumindo os cuidados paliativos:

• proporcionam o alívio da dor e de outros sintomas angustiantes;

• afirmam a vida e encaram a morte como um processo normal;

• não pretendem apressar ou adiar a morte;

• integram os aspectos psicológicos e espirituais para assistência ao paciente;

• oferecem um sistema de apoio para ajudar os pacientes a viver tão ativamente quanto possível até à morte;

• oferecem um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com os pacientes durante a doença e/ou em sua perda;

• usa uma abordagem de equipe para atender às necessidades do pacientes e suas famílias, incluindo aconselhamento luto, se indicado;

• irão melhorar a qualidade de vida, e pode também influenciar positivamente no tratamento da doença;

• são aplicáveis no início do tratamento da doença, junto a outras terapias que visam prolongar a vida, como a quimioterapia ou radioterapia, e inclui as investigações necessárias para melhor, compreender e gerenciar as complicações clínicas.

Para outras informações ou para localizar profissionais especializados em dor e cuidados paliativos por favor 
consulte:

 

Associação Brasileira de Cuidados Paliativos  

 

 


Compartilhe:
Voltar 
As informações disponíveis neste portal têm o objetivo estritamente informativo e não devem ser usadas para auto-diagnóstico, auto-medicação e/ou para substituir os serviços ou informações médicas e/ou profissionais da saúde. Em caso de dúvidas fale com seu médico ou com a equipe que lhe atende, eles poderão esclarecer todas as suas dúvidas. O Conteúdo editorial, manuais e/ou vídeos entrevistas do Portal não tem relação comercial com os apoiadores.

Instituto Espaço de Vida

| Sobre o Instituto Espaço de Vida | Fale Conosco
Rua Jandiatuba, 630 – Torre B – Cj. 333 – Vila Andrade – CEP: 05716-150 – São Paulo/SP - Fone: 11 - 3721-5317