Espaço de Vida
Buscar
0800-7733241
0800-7733241
A ligação é gratuita!


Cadastre-se e receba nossas novidades:

Câncer de Pulmão

Câncer de Pulmão


O que é

Câncer de pulmão é um câncer que começa nos pulmões. Para entender o câncer de pulmão, é de grande ajuda conhecer a estrutura normal e a função dos pulmões.

Os pulmões

Seus pulmões são 2 órgãos esponjosos que se encontram em seu tórax. Seu pulmão direito é dividido em 3 seções, chamadas de lobos. Seu pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, pois o coração ocupa mais espaço neste lado do corpo.

data-cke-saved-src=http://www.espacodevida.org.br/pub//Lung_Cancer.jpgQuando você inspira, o ar entra através da sua boca ou nariz e vai para seus pulmões através da traqueia. A traqueia se divide em tubos chamados brônquios (singular, brônquio), que se dividem em ramificações menores chamadas bronquíolos. No final dos bronquíolos existem minúsculos sacos de ar conhecidos como alvéolos.

Muitos vasos sanguíneos minúsculos correm através dos alvéolos. Eles absorvem o oxigênio do ar inalado para dentro de sua corrente sanguínea e transferem o dióxido de carbono do corpo para dentro dos alvéolos. Este é expelido do corpo quando você expira. Absorver oxigênio e se livrar do dióxido de carbono são as funções principais dos seus pulmões.

Uma fina camada de revestimento chamada pleura envolve os pulmões. A pleura protege seus pulmões e os auxilia a deslizar para frente e para trás conforme eles se expandem e se contraem durante a respiração.

Abaixo dos pulmões, um músculo em formato de cúpula chamado diafragma separa o tórax do abdome. Quando você respira, o diafragma se move para cima e para baixo, forçando o ar para dentro e para fora dos pulmões.

 

o Início

A maior parte dos cânceres de pulmão começa nos brônquios, mas eles também podem começar em outras áreas tais como a traqueia, bronquíolos ou alvéolos.

Considera-se que cânceres de pulmão se desenvolvam durante vários anos. Eles podem começar em áreas de alterações pré-cancerosas no pulmão. As primeiras mudanças ocorrem nas próprias células, mas neste ponto as células não formam uma massa ou tumor. Elas não podem ser vistas em um raio-X e não causam sintomas. Com o passar do tempo, estas alterações pré-cancerosas podem progredir para um câncer real. Conforme o câncer se desenvolve, as células cancerosas podem produzir substâncias químicas que causam a formação de novos vasos sanguíneos nas proximidades. Estes novos vasos sanguíneos nutrem as células cancerosas, que podem continuar crescendo e formar um tumor grande o suficiente para ser visto em exames de imagem como raios-X.

Em algum momento, as células do câncer podem se separar do tumor original e se espalhar (metastatizar) para outras partes do corpo. O câncer de pulmão é uma doença com risco de morte porque frequentemente se espalha desta forma e antes que possa ser detectada em um exame de imagem como um exame de raio-X.

O Sistema Linfático

É importante entender o sistema linfático porque é uma das formas pelas quais os cânceres de pulmão podem se espalhar. Este sistema tem várias partes.

Os linfonodos são pequenos conjuntos de células do sistema imunológico (células que combatem infecções) com formato riniforme (formato de rim) que estão conectadas pelos vasos linfáticos. Os vasos linfáticos são pequenas veias, mas transportam um fluido claro chamado linfa (em vez de sangue) para fora dos pulmões. A linfa contém o excesso de fluido e os produtos descartados pelos tecidos corporais, assim como células do sistema imunológico.

As células do câncer pulmonar podem entrar nos vasos linfáticos e começar a crescer nos linfonodos ao redor dos brônquios e no mediastino (a área entre os 2 pulmões). Quando as células do câncer de pulmão atingem os linfonodos, é bem provável que tenham se espalhado para outros órgãos do corpo também. O estágio (extensão) do câncer e as decisões sobre o tratamento são baseados no fato do câncer ter ou não se espalhado para os linfonodos do mediastino.

Tipos de Câncer de Pulmão

Há 2 tipos principais de câncer de pulmão:

• câncer de pulmão de células pequenas (Small Cell) - Clique Aqui e saiba mais!

• câncer de pulmão de células não-pequenas (Non Small Cell) - Clique Aqui e saiba mais!

Se um câncer de pulmão tem características dos dois tipos, ele é chamado câncer misto de células pequenas e grandes. Isto é incomum.

Os 2 tipos de câncer de pulmão são tratados de maneiras muito diferentes.

Nesta sessão você irá encontrar uma explicação detalhada sobre esses dois principais tipos de câncer de pulmão e um resumo dos outros tumores que podem ocorrer nos pulmões.

Adenocarcinoma

Cerca de 40% dos cânceres de pulmão são adenocarcinomas. São encontrados geralmente na região externa dos pulmões. As pessoas com um tipo de adenocarcinoma, chamado às vezes de carcinoma bronquioloalveolar, tendem a apresentar uma perspectiva (prognóstico) melhor do que aqueles com outros tipos de câncer de pulmão.

Carcinoma de células escamosas

Cerca de 25% a 30% de todos os cânceres de pulmão são carcinomas de células escamosas. Eles estão frequentemente associados a um histórico de tabagismo e tendem a ser encontrados no meio dos pulmões, próximos de um brônquio.

Carcinoma de grandes células (indiferenciado)

Este tipo de câncer representa cerca de 10% a 15% dos cânceres de pulmão. Ele pode aparecer em qualquer parte do pulmão. Ele tende a crescer e se espalhar rapidamente, o que pode fazer com que seja mais difícil de tratar.

 

Outros Tipos

Tumores carcinoides de pulmão são responsáveis por menos de 5% dos tumores de pulmão.

A maioria dos tumores são de crescimento lento que são chamados tumores carcinoides típicos. Eles são geralmente curados por cirurgia.

Alguns tumores carcinoides típicos podem se espalhar, mas eles têm normalmente um prognóstico melhor do que câncer de pulmão de pequenas células ou não-pequenas células.

Menos comuns são tumores carcinoides atípicos. A perspectiva para estes tumores está em algum lugar entre carcinoides típicos e câncer de pulmão de pequenas células.

Existem outros tumores de pulmão, mais raros ainda, como carcinomas adenoide císticos, hematomas, linfomas e sarcomas. Estes tumores são tratados diferentemente dos cânceres de pulmão mais comuns.

Câncer que se inicia em outros órgãos (como a mama, pâncreas, rim ou pele) e se espalha (metástase) para os pulmões não é o mesmo que câncer de pulmão. Por exemplo, o câncer que começa na mama e se espalha para os pulmões ainda é câncer de mama.

O tratamento para metástase de câncer nos pulmões depende de onde ele começou (o local primário do câncer).

 

Câncer de Pulmão de células não-pequenas  (Non Small Cell)

Cerca de 85% a 90% dos cânceres de pulmão são de não-pequenas células - Non-small Cell (CPNPC).

Há 3 subtipos de CPNPC.

As células nestes subtipos diferem em tamanho, forma e composição química quando observadas sob o microscópio.

 

Câncer de pulmão de células pequenas

Cerca de 10% a 15% de todos os cânceres de pulmão são de células pequenas(CPPC), nomeados pelas pequenas células que causam esse câncer. Outros nomes para o CPPC são: câncer oat cell, carcinoma oat cell e carcinoma indiferenciado de células pequenas.

Geralmente, o CPPC inicia no brônquio próximo ao centro do peito, e tende a se espalhar extensamente pelo corpo no início no curso da doença (normalmente antes de começar a aparecer os sintomas). As células cancerígenas podem, se multiplicar rapidamente, formar tumores grandes, e se espalhar para linfonodos e outros órgãos, como os ossos, cérebro, glândulas suprarrenais e fígado. Isso é muito importante, pois significa que a cirurgia raramente é uma opção (e nunca é o único tratamento fornecido). O tratamento também inclui medicamento para tentar impedir que a doença se espalhe.

O câncer de pulmão de células pequenas quase sempre é causado pelo tabagismo. É muito raro para alguém que nunca fumou ter câncer de pulmão de células pequenas.

Como o câncer de pulmão é estagiado?

Estadiamento é o processo de descoberta de quanto um câncer se espalhou. Seu tratamento e prognóstico (perspectiva) dependem, muito, do estágio do câncer. Existem, na verdade, dois tipos de estágios.

•O estágio clínico do câncer é baseado nos resultados do exame físico, biópsias e exames de imagem (TC, raio-X de tórax. PET, etc), que estão descritos na seção “Como o câncer de pulmão é diagnosticado?”

•Se você for submetido à cirurgia, seu médico também pode determinar o estágio patológico, que é baseado nos mesmos fatores do estágio clínico mais o que é encontrado como resultado da cirurgia.


Os estágios clínico e patológico podem ser diferentes em alguns casos. Por exemplo, durante a cirurgia o médico pode encontrar câncer em uma área que não apareceu nos exames de imagem, que podem dar ao câncer um estágio patológico mais avançado.

Como a maioria dos pacientes com câncer de pulmão não é submetida à cirurgia, o estágio clínico é utilizado mais freqüentemente para descrever a extensão deste câncer. Entretanto, quando disponível, o estágio patológico tem maior probabilidade de ser mais exato do que o estágio clínico, já que ele usa a informação adicional obtida na cirurgia.

 

Qual a melhor forma de prevenção?

 

Pare de fumar: 95 % dos casos de câncer em homens e 80 % dos casos de câncer em mulheres são relacionados ao tabagismo, portanto a melhor forma de prevenção é evitar o consumo de tabaco.

Se você for um fumante, consulte seu médico para que juntos, vocês busquem alternativas e tratamentos para conseguir abandonar este hábito de risco.

 

Reduza a exposição a alguns tipos de elementos químicos: Elementos químicos como o Amianto são extremamente prejudiciais e não existem níveis seguros para o seu contato.

Trabalhadores que lidam com materiais químicos (Arsênico, Amianto, Asbesto, Berílio, Cromo, Radônio, Níquel, Cádmio e Cloreto de Vinila) em construção naval, mineradoras, isolantes térmicos e em fábricas de freios também devem estar sempre atentos para as medidas de segurança tomadas pelas empresas em que trabalham. (Fonte: Hospital de Câncer de Barretos)


Notícias Relacionadas


  17/11 - Dia Nacional da Tuberculose
  Câncer de Pulmão - Você sabia?
  Casos de câncer de pulmão aumentarão 44% na China até 2020, aponta estudo
  Entenda por que alguns fumantes são menos vulneráveis aos malefícios do cigarro
  Fale com o Especialista: Melhoras expressivas no tratamento do câncer de pulmão nos últimos anos – A descoberta das mutações
  Organizações da sociedade civil pedem que Ana Amélia reavalie apoio à indústria do tabaco
  Páginas da Vida: Conheça a história de Maria Ivone Dutra!
Compartilhe:
Voltar 

Apoio



Sem vídeos relacionados

Publicações

Publicações
Conheça agora nossas publicações gratuitas.
Acesse
As informações disponíveis neste portal têm o objetivo estritamente informativo e não devem ser usadas para auto-diagnóstico, auto-medicação e/ou para substituir os serviços ou informações médicas e/ou profissionais da saúde. Em caso de dúvidas fale com seu médico ou com a equipe que lhe atende, eles poderão esclarecer todas as suas dúvidas. O Conteúdo editorial, manuais e/ou vídeos entrevistas do Portal não tem relação comercial com os apoiadores.

Instituto Espaço de Vida

| Sobre o Instituto Espaço de Vida | Fale Conosco
Rua Jandiatuba, 630 – Torre B – Cj. 333 – Vila Andrade – CEP: 05716-150 – São Paulo/SP - Fone: 11 - 3721-5317