Espaço de Vida
Buscar
0800-7733241
0800-7733241
A ligação é gratuita!


Cadastre-se e receba nossas novidades:

Câncer de Ovário

Câncer de Ovário


O que é

data-cke-saved-src=http://www.espacodevida.org.br/upload/images/cancer%2Dovario.png

 

Entre todos os tipos de cânceres em mulheres, o câncer de ovário é o que tem a taxa de sobrevivência mais baixa.

Sendo diagnosticado anualmente em quase 250.000 mulheres em todo o mundo, o câncer de ovário é responsável por 140.000 óbitos por ano. Os dados estatísticos indicam que apenas 45% das mulheres com câncer de ovário têm probabilidades de sobreviver por cinco anos, em comparação com 89% das mulheres com câncer de mama.

 

Câncer de ovário é o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o mais letal.Sua causa está associada a fatores genéticos, hormonais e ambientais. O principal fator de risco é o histórico familiar (cerca de 10% dos casos). Câncer de ovário pode atingir mulheres em qualquer idade, porém, com mais frequente depois dos 40 anos.

 

EXISTEM 3 TIPOS DE TUMORES:

Tumores epiteliais: começam na fina camada de tecido que cobre o lado de fora dos ovários. Cerca de 90% dos casos são tumores epiteliais

Tumores do estroma: começam no tecido ovariano, que contém células produtoras de hormônios. Os tumores de estroma são diagnosticados, normalmente, em um estágio mais inicial do que outros tumores ovarianos.

Tumores de células germinativas: começam nas células produtoras de óvulos. Este é um tipo raro e ocorre, normalmente, em mulheres mais jovens.

 

5 FATOS QUE TODOS DEVEM SABER

Fato 1: Todas as mulheres correm o perigo de ter câncer de ovário.

Sendo diagnosticado anualmente em quase 250.000 mulheres em todo o mundo, o câncer de ovário é responsável por 140.000 óbitos por ano. Ao contrário de outros cânceres, os países desenvolvidos e em desenvolvimento são igualmente afetados pela doença. É importante ter conhecimento dos sintomas, bem como dos fatores de risco e dos antecedentes familiares, tanto do lado materno quanto paterno.

data-cke-saved-src=http://www.espacodevida.org.br/upload/images/IncidenceMortality_Portuguese.png

Fato 2: O conhecimento sobre os sinais e sintomas do câncer de ovário poderá permitir que as mulheres recebam um diagnóstico antecipado e que a doença seja tratada mais facilmente.

Se uma mulher sentir com frequência alguns dos sintomas abaixo, é importante falar com seu médico:

  • Aumento do volume abdominal / inchaço contínuo (não é o inchaço casual)
  • Dificuldade de comer / sensação de plenitude
  • Dor abdominal ou pélvica
  • Necessidade urgente e frequente de urinar

Se bem que tais sintomas estejam muitas vezes associados com outros problemas mais correntes e menos graves, será sempre melhor investigá-los.

 

Fato 3: O diagnóstico na fase inicial aumenta bastante a probabilidade de sobrevivência da mulher.

Quando o câncer de ovário é detectado na fase inicial, quando o câncer ainda está confinado ao ovário, até 90% das mulheres têm possibilidade de sobreviver por mais de cinco anos (período de tempo sobre o qual é calculada geralmente a sobrevivência da mulher quando o tratamento oncológico é avaliado). Uma mulher que apresente sintomas indicativos de câncer de ovário deve ser encaminhada diretamente para um especialista para obter um diagnóstico exato. Se ela for diagnosticada com câncer de ovário, a pessoa mais indicada para tratá-la é o ginecologista oncológico, médico especializado no tratamento oncológico em mulheres.

 

Fato 4: O câncer de ovário é muitas vezes diagnosticado em fase tardia.

O câncer de ovário é frequentemente diagnosticado quando já está em fase avançada. Muitas vezes, as mulheres também adiam o momento de procurar ajuda porque pensam que os sintomas são causados pelo período mensal, a menopausa ou algum alimento, ficando confundidas com outros achaques digestivos e correntes. Muitas vezes, os médicos também suspeitam inicialmente que os sintomas apresentados têm causas menos graves. Todavia, a frequência dos sintomas deverá ajudá-los a levar em consideração o câncer de ovário. Por isso, é útil fazer um diário dos sintomas.

 

Fato 5: Muitas mulheres acreditam erradamente que o teste do esfregaço cervical (Papanicolaou) detecta o câncer de ovário. 

Não é assim. Ele detecta alterações pré-cancerosas nas células do colo do útero, cujo tratamento tem muito mais sucesso do que o câncer de ovário.

 

Fonte: World Ovarian Cancer Day


Notícias Relacionadas


  Dia Internacional da Mulher: A Saúde da Mulher
  Fale com o Especialista: Conheça os princípios do diagnóstico, tratamento e prevenção do Câncer de Ovário
Compartilhe:
Voltar 

Apoio



Sem vídeos relacionados

Publicações

Publicações
Conheça agora nossas publicações gratuitas.
Acesse
As informações disponíveis neste portal têm o objetivo estritamente informativo e não devem ser usadas para auto-diagnóstico, auto-medicação e/ou para substituir os serviços ou informações médicas e/ou profissionais da saúde. Em caso de dúvidas fale com seu médico ou com a equipe que lhe atende, eles poderão esclarecer todas as suas dúvidas. O Conteúdo editorial, manuais e/ou vídeos entrevistas do Portal não tem relação comercial com os apoiadores.

Instituto Espaço de Vida

| Sobre o Instituto Espaço de Vida | Fale Conosco
Rua Jandiatuba, 630 – Torre B – Cj. 333 – Vila Andrade – CEP: 05716-150 – São Paulo/SP - Fone: 11 - 3721-5317