Espaço de Vida
Buscar
0800-7733241
0800-7733241
A ligação é gratuita!


Cadastre-se e receba nossas novidades:

Acromegalia

Acromegalia


O que é

Acromegalia é uma doença causada pelo excesso de produção do hormônio de crescimento (GH). O nome acromegalia é reservado à produção excessiva de GH na vida adulta, quando as cartilagens de crescimento já se encontram fechadas, inativas, causando aumento das mãos e dos pés.

Quando o excesso de GH ocorre na infância ou na puberdade, antes do fechamento dessas cartilagens, a ação do GH provoca crescimento excessivo na estatura, e o quadro recebe o nome de Gigantismo. 

Entre os principais sintomas da acromegalia estão o aumento de tamanho das mãos e dos pés, da mandíbula, da língua e dos ossos da face, suor excessivo, dores nas articulações, formigamentos nas mãos, dor de cabeça, cansaço excessivo, alterações na visão, distúrbios menstruais, disfunções sexuais, diabetes, pressão alta, roncos, apnéia do sono e aumento da tireóide. No adulto, o conjunto das alterações faciais e de extremidades, mãos e pés, dão ao paciente uma aparência típica da acromegalia. Se a doença se manifestar na infância ou na adolescência, quando as placas de crescimento dos ossos ainda estão abertas, acontecerá o gigantismo. Acromegalia é uma doença rara e acomete homens e mulheres indistintamente.

Qual a diferença entre a Acromegalia e o Gigantismo?
A doença é a mesma. O que ocorre é que na infância ou puberdade – antes do fechamento das cartilagens de crescimento, a manifestação da doença é chamada de Gigantismo, pois a ação do hormônio nessa faixa etária vai levar ao crescimento excessivo. Já quando a doença se manifesta na fase adulta, é chamada de Acromegalia, pois não existe mais a possibilidade de crescimento longitudinal dos ossos, e acontece o aumento dos tecidos moles e cartilaginosos, causando aumento das mãos e dos pés. Alguns sintomas da Acromegalia são: cefaleia, dores articulares, formigamentos, espaçamento entre os dentes, lábios grossos e alargamento do nariz.

Notícias Relacionadas


  Especial Dia dos Pais: Tal Pai, Tal Filha.
  O amor venceu a Acromegalia
Compartilhe:
Voltar 
As informações disponíveis neste portal têm o objetivo estritamente informativo e não devem ser usadas para auto-diagnóstico, auto-medicação e/ou para substituir os serviços ou informações médicas e/ou profissionais da saúde. Em caso de dúvidas fale com seu médico ou com a equipe que lhe atende, eles poderão esclarecer todas as suas dúvidas. O Conteúdo editorial, manuais e/ou vídeos entrevistas do Portal não tem relação comercial com os apoiadores.

Instituto Espaço de Vida

| Sobre o Instituto Espaço de Vida | Fale Conosco
Rua Jandiatuba, 630 – Torre B – Cj. 333 – Vila Andrade – CEP: 05716-150 – São Paulo/SP - Fone: 11 - 3721-5317