Grupos de apoio como espaço para acolhimento e fortalecimento de pacientes e cuidadores

Grupos de apoio como espaço para acolhimento e fortalecimento de pacientes e cuidadores

Os grupos de apoio são reuniões organizadas por pessoas que passam por situações parecidas em suas vidas.  Um grande ganho em participar deste tipo de encontro é poder se espelhar em pessoas que já tiveram sucesso enfrentando as mesmas dificuldades, além de poder compartilhar suas experiências, medos e ansiedades.  Os grupos de apoio podem ser mistos entre pacientes e familiares, ou focados em um ou outro atendimento.

Embora falar dos nossos problemas não garanta que possamos resolvê-los, falar de nossa ansiedade e angústia muitas vezes nos torna mais leves, e principalmente mais conscientes sobre o que estamos passando.

Ter um espaço para falar das dificuldades para pessoas que compreendem exatamente nossa situação é um grande privilégio, pois evitamos as críticas, julgamentos e até explicações muitas vezes cansativas sobre um quadro clínico, ou uma sintomatologia específica, medicações, tratamentos, etc.

A primeira dificuldade é de que todos se sintam à vontade para expor seus sentimentos e pensamentos nas reuniões. Às vezes as pessoas evitam participar por este receio.  Mas quando essa primeira barreira é quebrada, o benefício de trocar experiências e informações traz um grande conforto aos participantes.

Sejam grupo mistos ou direcionados, além de poder falar sobre as dificuldades diárias, é possível trocar informações sobre medicamentos, tratamentos, locais de atendimento e demais particularidades que acompanham o quadro clínico de cada doença.

Levantar estratégias de enfrentamento em grupo também é uma maneira de fortalecer e motivar os participantes a tentarem novas formas de abordarem seus problemas.

Quando estamos em grupo nosso sentimento de pertencimento aumenta e a sensação de exclusão social diminui.  Descobrir que outras pessoas também já passaram, e até venceram, as mesmas dificuldades pelas quais passamos é um grande item motivador.

 

Veja os principais benefícios em participar de um grupo de apoio:

  1.    O principal deles é estar em contato com pessoas que estão passando por situações parecidas com as suas;
  2.    Conhecer mais sobre a doença e os tratamentos;
  3.    Conquistar qualidade de vida por meio de sugestões e discussão de alternativas e possibilidades;
  4.    Aceitação positiva e saudável da situação em casa, da doença, das dificuldades;
  5.    Troca de experiências pessoais e suporte emocional, com oportunidade de melhorar a convivência e buscar alternativas e estratégias para lidar com a rotina;
  6.    Oportunidade de conhecer e estar em contato com novas pessoas;
  7.    Poder falar sobre suas dificuldades e ser ouvido;
  8.    Compreender os companheiros e apoiá-los, gerando uma satisfação imensurável.

 

Portanto, não perca tempo e procure um grupo em sua região. Você vai perceber que quanto mais você ajuda, você é quem sairá ganhando!

Erika Scandalo

Erika Scandalo

Especialista em Psicologia Clínica, escreve sobre a vida e diferentes formas de aproveitá-la.  Acredita que a felicidade é consequência de uma visão proativa sobre as dificuldades.  Ser feliz é mais um olhar sobre o que se tem, do que ter tudo o que se quer. Site: www.erikascandalo.com.br

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!