Quanto um fumante gasta com cigarro ao longo da vida?

Quanto um fumante gasta com cigarro ao longo da vida?

Uma recente pesquisa publicada pela empresa americana WalletHub estimou os imensos custos do tabaco para a sociedade e para os fumantes individualmente. Veja o valor exorbitante calculado nos Estados Unidos.

Uma recente pesquisa publicada pela empresa americana WalletHub estimou os imensos custos do tabaco para a sociedade e para os fumantes individualmente.

Estima-se que nos Estados Unidos o custo de doenças relacionadas ao cigarro chegue a mais de 300 bilhões de dólares por ano. Parte desse custo relacionado ao tratamento das doenças, parte à perda de produtividade no trabalho durante o tratamento da doença e principalmente o custo relacionado às mortes precoces por doenças relacionadas ao hábito de fumar.

Além do impacto familiar da perda de uma pessoa em geral jovem ou de meia-idade, o impacto para a sociedade é imenso. Essas pessoas em geral morrem em idade em que estariam ativas no trabalho, e a perda da produção foi estimada em torno de 120 bilhões de dólares por ano.

O estudo estimou que o custo de fumar para o indivíduo esteja entre 1 e 2 milhões de dólares ao longo de 50 anos. A metodologia pode ter superestimado esse valor pois assumiu que o dinheiro que não seria gasto em cigarro seria investido na bolsa de valores.

Independente das críticas, qualquer valor que se pague para fumar é um mal negócio. O combate ao tabagismo tem que ser uma das prioridades das políticas públicas de saúde, pois é a medida que teria o maior impacto no controle do câncer em todo o planeta.

Dr. Felipe Ades

Dr. Felipe Ades

Felipe Ades é médico formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com especialidade em Oncologia Clinica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCa). Passou 5 anos na Europa onde adquiriu os títulos de mestre no Institut Gustave Roussy em Paris e doutor (PhD) no Institut Jules Bordet em Bruxelas. Trabalhou em diversos aspectos da pesquisa em câncer, desde estudos em laboratório, testes de novos medicamentos com pacientes e políticas de saúde e saúde coletiva em câncer. Atualmente trabalha no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nas horas vagas é mountain biker e guitarrista amador e aspirante a alpinista. Website: drfelipeades.com

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!