QUANTO TEMPO DURAM OS MEDICAMENTOS NO CORPO DO PACIENTE?

QUANTO TEMPO DURAM OS MEDICAMENTOS NO CORPO DO PACIENTE?

Uma dúvida frequente é quanto ao tempo em que os medicamentos contra o câncer ficam no corpo. Em geral este tempo é bastante curto. Para os medicamentos da classe dos citotóxicos, o tempo varia de horas a poucos dias. Para outros medicamentos, como os anticorpos, este tempo é mais longo, variando de muitos dias a meses. Para os medicamentos em comprimidos, como os bloqueadores hormonais e inibidores de replicação este tempo é, em geral, de poucos dias.

Apesar dos medicamentos saírem do corpo em horas a dias, os efeitos podem se prolongar por mais tempo, se não forem tratados. Isto ocorre porque os medicamentos agem rapidamente depois de serem aplicados e o corpo pode demorar alguns dias para recuperar as células normais que foram danificadas pelo tratamento. Por isto é sempre importante conversar com sua equipe médica para se antecipar a estes efeitos e tratá-los rapidamente, caso eles aconteçam.

Outros medicamentos, como os bloqueadores hormonais, têm efeitos diferentes. Apesar dos efeitos colaterais destes medicamentos serem menores, o fato do tratamento ser longo pode ser uma complicação. Como a pessoa deve tomá-los continuamente, ou por vários anos, os efeitos podem permanecer durante todo este período, sendo extremamente importante a avaliação e tratamento, com o objetivo de não comprometer a qualidade de vida. Algumas complicações comuns são as ondas de calor (também conhecidas como fogachos), alteração sexual e da libido, redução da massa óssea e alteração do colesterol. Cada medicamento pode causar um tipo específico de efeito colateral e é importante conversar com seu médico para saber tudo sobre o seu caso em particular.

Anticorpos e inibidores do crescimento (TKI) têm efeitos colaterais muito específicos, dependendo do alvo de tratamento. Para estes medicamentos não existe uma regra geral e cada caso deve ser conversado individualmente.

Dr. Felipe Ades

Dr. Felipe Ades

Felipe Ades é médico formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com especialidade em Oncologia Clinica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCa). Passou 5 anos na Europa onde adquiriu os títulos de mestre no Institut Gustave Roussy em Paris e doutor (PhD) no Institut Jules Bordet em Bruxelas. Trabalhou em diversos aspectos da pesquisa em câncer, desde estudos em laboratório, testes de novos medicamentos com pacientes e políticas de saúde e saúde coletiva em câncer. Atualmente trabalha no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e no Centro Paulista de Oncologia, em São Paulo. Nas horas vagas é mountain biker e guitarrista amador e aspirante a alpinista. Website: drfelipeades.com

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!