Herpes pega, por isso, cuidado nesse carnaval!

Herpes pega, por isso, cuidado nesse carnaval!

A Organização Mundial de Saúde estima que dois terços da população mundial tem o vírus do herpes.  O herpes labial é uma infecção viral e contagiosa nos lábios, na boca ou nas gengivas causada pelo vírus do herpes simples. A doença é caracterizada principalmente pelo surgimento de bolhas pequenas e doloridas e podem vir acompanhadas de mal estar, febre e linfonodos (gânglios) e demora cerca de sete dias para sarar, depende do organismo de cada pessoa. Em alguns casos, o vírus volta à ativa e produz feridas recorrentes que aparecem geralmente no mesmo local. Os vírus do herpes são contagiosos e a disseminação pode ocorrer por meio de contato íntimo ou por meio do compartilhamento de objetos, como lâminas, toalhas, louças e outros itens que estejam infectados, desde que a pessoa seja suscetível ou tenha predisposição à doença.

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causado pelo vírus herpes simplex.  Uma vez contraído, dificilmente esse vírus é eliminado do organismo. Por isso, a infecção é decorrente, às vezes, demorando meses para o herpes se manifestar. Quando ele se manifesta? Provavelmente quando a pessoa está com a imunidade baixa, nervosa ou passou por algum tipo de trauma. O tratamento para o herpes genital pode ser feito com uso de comprimidos antivirais, como Aciclovir e Zovirax durante cerca de 10 a 14 dias. Além dos comprimidos, o médico também pode indicar o uso de uma pomada, como Aciclovir creme, que deve ser aplicada sobre a região afetada até cinco vezes ao dia.

Caso você já tenha herpes, cuidado para não distribuí-lo nesse carnaval! Lembre-se: com saúde não se brinca!

Juliana Artigas

Juliana Artigas

Pode me chamar de Ju. Jornalista, paulistana nata e balzaquiana. Apaixonada pelo comportamento humano e não dispenso um abraço demorado. Acho que toda história (boa ou não) merece ser contada. Amorosa, sonhadora e chorona. Quer me ganhar? Basta falar sobre o amor.  

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!