Entenda o Câncer de Pênis

Entenda o Câncer de Pênis

Além do câncer de próstata, existe outro tipo da doença que atinge e assusta a população masculina: o câncer de pênis. Veja o que é, as causas, os sintomas e os tipos de tratamento!

 

O que é Câncer de Pênis?

O câncer de pênis é considerado um tumor raro, atinge homens mais jovens, porém a maior incidência é a partir dos 50 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, no Brasil esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem.

 

Quais são os sintomas?

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, a manifestação clínica mais comum do câncer de pênis é uma ferida ou úlcera persistente, ou também uma tumoração localizada na glande, prepúcio ou corpo do pênis. A presença de um desses sinais, associados a uma secreção branca, pode ser uma indicação de câncer no pênis. Além da tumoração no pênis,  a presença de gânglios inguinais (ínguas na virilha), pode ser sinal de progressão da doença (metástase).

 

Como é feito o diagnóstico?

Quando o câncer é descoberto no estágio inicial, as chances de cura são maiores. Porém, mais da metade dos homens demoram mais de 1 ano após as primeiras lesões para procurar um especialista. Assim, essas lesões deverão passar pela biópsia para análise, para assim ter o diagnóstico final.

 

Qual a causa do Câncer de Pênis?

·         Falta de higiene no órgão sexual;

·         Muitas vezes é diagnosticado em homens com fimose;

·         Estudos científicos sugerem que a doença também está associada a infecção pelo vírus HPV.

Quais são os tipos de tratamento?

A quimioterapia e a radioterapia raramente funcionam em pacientes com câncer de pênis, por isso que acaba ocorrendo a amputação do pênis. A metástase também costuma ser frequente nesses homens já que eles tendem a demorar para procurar tratamento. A cirurgia é o tratamento mais frequentemente realizado para controle local da doença.

A prevenção é de total importância. Esteja atento as causas, e previne-se! Caso note alguma anormalidade, procure um médico. Quanto antes for diagnosticado, maior será a chance de cura.

 
 
Juliana Artigas

Juliana Artigas

Pode me chamar de Ju. Jornalista, paulistana nata e balzaquiana. Apaixonada pelo comportamento humano e não dispenso um abraço demorado. Acho que toda história (boa ou não) merece ser contada. Amorosa, sonhadora e chorona. Quer me ganhar? Basta falar sobre o amor.  

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!