Conheça as doenças DSTS e previna-se neste Carnaval!

Conheça as doenças DSTS e previna-se neste Carnaval!

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são aquelas adquiridas durante o contato sexual. A principal causa é o NÃO uso da camisinha, e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As DST’s são consideradas como um dos principais problemas na saúde pública no mundo, pois tornam o organismo vulnerável a outras doenças, como por exemplo, a aids.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, no Brasil as estimativas de infecções de transmissão sexual na população a cada ano são:

  • Sífilis: 937.000;

  • Gonorréia: 1.541.800;

  • Clamídia: 1.967.200;

  • Herpes genital: 640.900;

  • HPV: 685.400.

 

Portanto, se fizerem sexo sem camisinha, procurem um médico, pois algumas DST’s não apresentam sintomas, tanto no homem quanto na mulher. Se essas doenças não forem diagnosticadas precocemente, podem evoluir para complicações graves, como a infertilidade, #câncer e até a morte. Fique esperto e lembre-se: com saúde não se brinca!

Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.

O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde.

 

Veja cada doença e entenda um pouco sobre cada uma:

AIDS

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.

 

HPV

vírus do papiloma humano (HPV) é uma doença causada por alguns tipos de vírus que provocam lesões e verrugas - chamadas de papilomas - na vulva, vagina, colo do útero, pênis ou ânus. Alguns tipos de HPV podem levar ao desenvolvimento de câncer, principalmente de colo do útero.

 

Gonorréia

A gonorréia é uma doença causada pela bactéria Neisseria gonorrheae, que provoca ardor ao urinar e secreções com odor desagradável na uretra ou na vagina. O período de contaminação (durante a relação sexual) e a manifestação dos sintomas - é curto, cerca de 2 a 10 dias. A gonorreia pode ser totalmente curada, desde que seja diagnosticada corretamente e tratada. O tratamento é realizado por meio da administração de antibióticos orais ou injetáveis.

 

Herpes

Existem dois tipos de herpes: o que surge na boca e o que surge na região genital. O herpes labial é uma infecção viral e contagiosa nos lábios, na boca ou nas gengivas causada pelo vírus do herpes simples. A doença é caracterizada principalmente pelo surgimento de bolhas pequenas e doloridas e podem vir acompanhadas de mal estar, febre e linfonodos (gânglios) e demora cerca de sete dias para sarar, depende do organismo de cada pessoa. Em alguns casos, o vírus volta à ativa e produz feridas recorrentes que aparecem geralmente no mesmo local. Os vírus do herpes são contagiosos e a disseminação pode ocorrer por meio de contato íntimo ou por meio do compartilhamento de objetos, como lâminas, toalhas, louças e outros itens que estejam infectados, desde que a pessoa seja suscetível ou tenha predisposição à doença. O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causado pelo vírus herpes simplex. Uma vez contraído, dificilmente esse vírus é eliminado do organismo. Por isso, a infecção é decorrente, às vezes, demorando meses para o herpes se manifestar. Quando ele se manifesta? Provavelmente quando a pessoa está com a imunidade baixa, nervosa ou passou por algum tipo de trauma. O tratamento para o herpes genital pode ser feito com uso de comprimidos antivirais, como Aciclovir e Zovirax durante cerca de 10 a 14 dias. Além dos comprimidos, o médico também pode indicar o uso de uma pomada, como Aciclovir creme, que deve ser aplicada sobre a região afetada até cinco vezes ao dia.

 

Sífilis

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum. A doença apresenta três estágios: sífilis primária (uma lesão genital, sem secreções), secundária (feridas e manchas na pele por todo o corpo) e terciária (provoca lesões maiores na pele e pode atingir o sistema nervoso, provocando problemas neurológicos). Recomenda-se que o paciente não mantenha relações sexuais sem proteção por um período de cerca de 15 dias após o final do tratamento, para assegurar que todas as bactérias foram eliminadas.

 

Clamídia

Clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Ela pode ser transmitida via contato sexual anal, oral ou vaginal e pode também pode ser passada de mãe para filho durante a gravidez. Ela é muito comum em todo o mundo Muitas vezes é silenciosa e pode afetar tanto homens quanto as mulheres. Quem transmite clamídia pode não saber que está contaminado e quem se contaminou pode não saber de quem pegou.

 

E você? Já está prevenido? A camisinha é distribuída gratuitamente em toda a rede pública de saúde. Caso não saiba onde retirar, ligue para o Disque Saúde (136).

Juliana Artigas

Juliana Artigas

Pode me chamar de Ju. Jornalista, paulistana nata e balzaquiana. Apaixonada pelo comportamento humano e não dispenso um abraço demorado. Acho que toda história (boa ou não) merece ser contada. Amorosa, sonhadora e chorona. Quer me ganhar? Basta falar sobre o amor.  

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!