Anvisa aprova nivolumabe para tratamento de câncer melanoma

Anvisa aprova nivolumabe para tratamento de câncer melanoma

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira o Opdivo® (nivolumabe), da Bristol-Myers Squibb, para o tratamento adjuvante de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele. A indicação é para a população diagnosticada com envolvimento de linfonodos ou doença metastática ressecada. Estes pacientes têm maiores chances de reaparecimento do tumor após a cirurgia, e a imuno-oncologia demonstrou a chance de diminuir a recidiva da doença.

A terapia adjuvante torna-se importante opção terapêutica, uma vez que o câncer de pele do tipo melanoma tem altas taxas de recorrência, em torno de 50 a 80%, especialmente em pacientes em estágio avançado da doença. Potencialmente perigoso, o melanoma pode invadir outros tecidos próximos e espalhar-se por partes do corpo, como o pulmão, fígado, osso e cérebro.

“Agora temos uma adjuvância para melanoma que é altamente eficaz e bem tolerada. Claramente um progresso no tratamento desta doença”, comenta o médico Antônio Carlos Buzaid, Diretor Médico Geral do Centro Oncológico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e membro do comitê gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

A eficácia e segurança do nivolumabe foram avaliados no estudo Check Mate 238, que demonstrou aumento significativo na sobrevida livre de recorrência em todos os subgrupos de pacientes com melanoma estágio IIIB, IIIC e estádio IV ressecado (independente da presença da mutação ser BRAF ou expressão PD-L1).

Para Gaetano Crupi, presidente da Bristol-Myers Squibb, a aprovação reforça o compromisso da empresa com o tratamento do câncer no Brasil. “A aprovação de nivolumabe como terapia adjuvante para melanoma representa mais um marco para a BMS, que passa a ser detentora de um portfólio completo, capaz de tratar a maioria dos tipos de pacientes metastáticos e todos os portadores de melanoma em estágios mais precoces no país, dando uma nova perspectiva de tratamento para a doença”.

Melanoma

O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés. O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se detectado em sua fase inicial. Nos últimos anos, houve grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor e à introdução dos novos medicamentos.

Imuno-oncologia

A imunoterapia é um tratamento que utiliza certas partes do sistema imunológico de uma pessoa para combater doenças como o câncer. Isso pode ser feito de duas maneiras: estimulando seu próprio sistema imunológico a trabalhar mais ou de forma mais inteligente para atacar as células cancerígenas ou dando-lhe componentes do sistema imunológico, tais como proteínas do sistema imunológico feitas em laboratório. O mecanismo surge a partir da premissa do início do desenvolvimento de uma neoplasia, uma vez que quando as células começam a crescer fora do controle, nem sempre o sistema imunológico reconhece as células cancerígenas. Para superar isso, os pesquisadores descobriram maneiras de ajudar o sistema imunológico a reconhecer as células cancerosas e fortalecer sua resposta para que elas sejam destruídas.

Nivolumabe

O nivolumabe é um anticorpo monoclonal de imunoglobulina G4 (IgG4) totalmente humano que se liga ao receptor de morte programada 1 (PD-1) e bloqueia sua interação com PD-L1 e PD-L2. Opdivo® potencializa as respostas das células T, incluindo respostas antitumorais, por meio do bloqueio da ligação de PD-1 aos ligantes PD-L1 e PD-L2.

Ministério da Saúde

Ministério da Saúde

Biblioteca Virtual em Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!