O que é Mieloma Múltiplo (Câncer da Medula Óssea)?

Mieloma Múltiplo é um câncer da medula óssea. O mieloma ainda é uma doença pouco conhecida.

Embora atualmente não exista cura para o mieloma, a doença é perfeitamente tratável.

Muitos pacientes continuam levando uma vida normal por vários anos, ou até décadas, depois do diagnóstico.

Com o número de pesquisas aumentando a cada dia, a perspectiva geral para os pacientes é cada vez melhor.

Conhecer mais sobre a doença e entender o que pode ser feito para ajudar no tratamento diminuem a ansiedade e torna mais fácil aceitar o diagnóstico da doença.

O mieloma é uma doença muito individual. Sua velocidade de progressão varia e o padrão de problemas decorrentes difere de paciente para paciente. Apesar de o médico avaliar cada caso em particular recomendando o melhor tratamento, a participação do paciente é fundamental para que essas decisões individuais sobre o tratamento sejam as mais adequadas possíveis.

•Mieloma múltiplo é um tipo de câncer dos plasmócitos. Ao contrário da maioria dos cânceres o Mieloma não se apresenta como um tumor maciço ou nódulo, ao invés disso, as células de Mieloma estão espalhadas na medula óssea.Em alguns casos as células de mieloma se acumulam lentamente na medula óssea. O estágio mais inicial é chamado GMSI. O GMSI não é um câncer e sim uma condição denominada Gamopatia Monoclonal de Significado Indeterminado, onde as células de mieloma

Uma vez diagnosticado com mieloma, o primeiro passo no tratamento é avaliar a doença naquele indivíduo. O mieloma afeta cada pessoa de uma forma diferente, então os médicos definem um plano de tratamento adequado para cada paciente.

Para maiores informações procure a:

 
IMF - Internacional Myeloma Foundation Latin America
Fundação Internacional no Myeloma

www.myeloma.org.br

 

Instituto Espaço de Vida - Rua José Jannarelli, 199 - conj 55G - Morumbi - São Paulo - 05615-000 - Fone: 11 - 3721-5317