Quimioterapia adjuvante, Quimioterapia neo-adjuvante e Quimioterapia para câncer de mama avançado.

Há diversas situações em que a quimioterapia pode ser recomendada.

Quimioterapia adjuvante:

A terapia sistêmica administrada após a cirurgia a pacientes sem nenhuma evidência de disseminação do câncer chama-se terapia adjuvante.

Quando utilizada como terapia adjuvante após cirurgia conservadora da mama ou mastectomia, a quimioterapia reduz o risco de recorrência do câncer de mama.

Mesmo nos estágios iniciais da doença, células cancerosas podem se dissociar do tumor de mama primário e se espalhar pela corrente sanguínea.

Essas células não provocam sintomas, não aparecem em exames de imagem nem podem ser sentidas durante o exame físico.

Todavia, caso seu crescimento seja permitido, elas podem estabelecer novos tumores em outros lugares do corpo. O objetivo da terapia adjuvante é eliminar células não detectadas oriundas da mama. A quimioterapia é uma forma de terapia sistêmica adjuvante.

Quimioterapia neo-adjuvante:

A quimioterapia administrada antes da cirurgia é chamada de terapia neo-adjuvante. O principal benefício da quimioterapia neo-adjuvante é que ela pode reduzir cânceres grandes a ponto de torná-los suficientemente pequenos para remoção por lumpectomia em vez de mastectomia. Outra possível vantagem da quimioterapia neo-adjuvante é que os médicos podem verificar de que modo o câncer responde à quimioterapia. Caso o tumor não diminua de tamanho, diferentes medicamentos quimioterápicos podem ser substituídos. Entretanto, até o momento não existe nenhuma evidência de que ela melhore a sobrevida.

Quimioterapia para câncer de mama avançado:

A quimioterapia também pode ser utilizada como o tratamento principal em mulheres cujo

câncer já se espalhou para fora da mama e da região axilar quando diagnosticado, ou caso ocorra disseminação após os tratamentos iniciais. A duração desses tratamentos não é exata, mas depende do quanto e se o câncer diminui de tamanho

Instituto Espaço de Vida - Rua José Jannarelli, 199 - conj 55G - Morumbi - São Paulo - 05615-000 - Fone: 11 - 3721-5317