Espaço de Vida
Buscar
0800-7733241
0800-7733241
A ligação é gratuita!


Cadastre-se e receba nossas novidades:

Estudos Clinícos

Estudos Clínicos

A opção em participar de um Estudo Clínico é uma decisão pessoal importante.

Este tópico aborda alguns temas para que você possa estar preparado para discutir o assunto com seu médico e sua família, mas no final só você pode decidir se participar de Pesquisas ou Estudos Clínicos será ou não bom para você.

Estudo Clínico (clinical trial, em inglês) é estudo científico designado para responder importantes questões clínicas e biológicas como garantir a segurança, eficácia e qualidade de medicamentos e produtos para a saúde, sendo guiado por um protocolo, um guia escrito de condutas para o estudo. No campo do tratamento do câncer, cientistas e médicos estão constantemente procurando desenvolver tratamentos inovadores, mais eficientes e menos tóxicos para melhorar a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes. Este é o objetivo dos Estudos Clínicos. Alguns Estudos Clínicos pretendem descobrir novas drogas, enquanto outros avaliam e otimizam diferentes abordagens terapêuticas incluindo cirurgias, terapias de radiação e combinações de drogas já disponíveis na prática clínica.

Antes de qualquer novo tratamento ser disponibilizado para estudo em pacientes, ele deve ser testado minuciosamente num laboratório em culturas de células e em animais. Após essa fase se começa a efetivar o estudo clínico junto aos órgãos reguladores, apresentando o protocolo, aprovando os centros de tratamentos e depois recrutando e verificando os candidatos que podem participar do Estudo através de um protocolo de elegibilidade.

É importante dizer que os Estudos Clínicos são abertos a participação de todos. O paciente pode participar independente de ser ou não paciente de um determinado Hospital/Centro de Tratamento. Para participar é necessário preencher os critérios de inclusão/elegibilidade, que se alteram conforme a protocolo do estudo e fase em que ele se encontra, e ter disponibilidade de tempo e locomoção de sua residência para o Centro de Estudos. A participação em um estudo é voluntaria, e o paciente tem o direito de abandonar o estudo a qualquer momento e por qualquer razão.

O Brasil vem nos últimos anos se inserindo cada vez mais neste cenário de estudos clínicos. A grande maioria dos estudos que chegam ao Brasil nesta área são os de fase 2 e 3. A credibilidade das nossas instituições é um fator importante e devemos como médicos e pesquisadores lutar para manter e ampliar o papel de nosso país no contexto da pesquisa.

É importante que os pacientes percam o medo e preconceito de participarem de estudos clínicos. São seguros, aprovados por órgãos reguladores importantes, respeitam e visam garantir o direito de todos, principalmente o acesso à saúde. Hoje no mundo, menos de 10% de pacientes com câncer participam destes estudos, ou seja, há muitas oportunidades dos pacientes utilizarem novos medicamentos possivelmente menos tóxicos e mais eficazes.

Texto extraido de entrevista realizada pela International Myeloma Foundation com o Dr. Ângelo Maiolino.

Colaborador: Prof. Dr. Ângelo Maiolino, Professor adjunto de Hematologia do Departamento de Clinica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Programa de Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ, membro do Conselho Cientifico da International Myeloma Foundation Latin America.



Veja Mais

- Estudo Clinico - Carcinoma de Células Renais Avançado ou Metastatico

- Estudos Clínicos

Compartilhe:
Voltar 

Apoio



Sem vídeos relacionados

Publicações

Publicações
Conheça agora nossas publicações gratuitas.
Acesse
As informações disponíveis neste portal têm o objetivo estritamente informativo e não devem ser usadas para auto-diagnóstico, auto-medicação e/ou para substituir os serviços ou informações médicas e/ou profissionais da saúde. Em caso de dúvidas fale com seu médico ou com a equipe que lhe atende, eles poderão esclarecer todas as suas dúvidas. O Conteúdo editorial, manuais e/ou vídeos entrevistas do Portal não tem relação comercial com os apoiadores.

Instituto Espaço de Vida

| Sobre o Instituto Espaço de Vida | Fale Conosco
Rua Jandiatuba, 630 – Torre B – Cj. 333 – Vila Andrade – CEP: 05716-150 – São Paulo/SP - Fone: 11 - 3721-5317