Anemia Falciforme

  • O que é?
  • Fatores de Risco
  • Sintomas
  • Diagnóstico
  • Tratamento
  • Estadiamento

A anemia falciforme ou Doença Falciforme é um tipo de anemia. A anemia é uma doença em que o sangue tem um número menor do que o normal de glóbulos vermelhos. Esta condição também pode ocorrer se os seus glóbulos vermelhos não têm hemoglobina suficiente.

Anemia Falciforme é caracterizada pelo predomínio da hemoglobina S (HbS). É uma doença hematológica (do sangue) hereditária (genética) que causa destruição crônica das células vermelhas do sangue, episódios de intensa dor, susceptibilidade às infecções, lesões orgânicas e, em alguns casos, à morte precoce. É uma anemia que acontece porque algumas pessoas não têm a hemoglobina A e, no seu lugar, produzem outra hemoglobina diferente daquela, chamada hemoglobina S. A hemoglobina S não exerce a função de oxigenar o corpo de forma satisfatória.

 

Traço

A anemia falciforme é um tipo de anemia. A anemia é uma doença em que o sangue tem um número menor do que o normal de glóbulos vermelhos. Esta condição também pode ocorrer se os seus glóbulos vermelhos não têm hemoglobina suficiente.

Os glóbulos vermelhos são feitos na medula esponjosa no interior dos grandes ossos do corpo. A medula óssea é sempre fazendo novos glóbulos vermelhos para substituir os antigos. Glóbulos vermelhos normais duram cerca de 120 dias na corrente sangüínea e depois morrer. Eles carregam o oxigênio e remover o dióxido de carbono (um produto) de seu corpo.

Na anemia falciforme, uma inferior ao número normal de glóbulos vermelhos ocorre porque as células falciformes não duram muito tempo. Células falciformes geralmente morrem após apenas cerca de 10 a 20 dias. A medula óssea não é possível fazer novos glóbulos vermelhos rápido o suficiente para substituir os que morrem.
A anemia falciforme é uma doença hereditária, ao longo da vida. As pessoas que têm a doença nascem com ele. Eles herdam duas cópias do gene falciforme, um de cada pai.

As pessoas que herdam um gene falciforme de um pai e um gene normal do outro progenitor tem uma condição chamada de traço falciforme. Traço falciforme é diferente de anemia falciforme. As pessoas que têm o traço falciforme não têm a doença, mas eles têm um dos genes que causam anemia falciforme. Como as pessoas que têm anemia falciforme, as pessoas que têm o traço falciforme pode passar o gene para seus filhos.

 

A anemia falciforme é uma doença hereditária. As pessoas que têm a doença herdar duas cópias do gene falciforme, um de cada pai.

O gene falciforme faz o corpo produzir hemoglobina anormal. A hemoglobina é a proteína rica em ferro que dá a cor vermelha ao sangue e transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo.

Na anemia falciforme, a hemoglobina paus juntos quando ele entrega de oxigênio aos tecidos do corpo. Esses pedaços de hemoglobina são como as fibras de líquidos. Eles fazem as células vermelhas do sangue para se tornar forte e em forma de foice, ou "C." Os glóbulos vermelhos falciformes tendem a ficar juntos e pego nos vasos sanguíneos. (Outras células também podem desempenhar um papel neste processo.)

Duas cópias do gene da anemia falciforme são necessários para o corpo para fazer as hemoglobinas anormais encontradas na anemia falciforme.

Traço Falciforme

Se herdar apenas uma cópia do gene falciforme (de um dos pais), você não terá anemia falciforme. Em vez disso, você terá o traço falciforme.

Pessoas que têm o traço falciforme geralmente não têm sintomas e levar uma vida normal. No entanto, eles podem passar o gene da anemia falciforme aos seus filhos.

A imagem seguinte mostra como dois pais que têm o traço falciforme pode passar o gene da anemia falciforme aos seus filhos.

Exemplo de um padrão de herança para Traço Falciforme


A imagem mostra como os genes de células falciformes são herdadas. Uma pessoa herda duas cópias do gene da hemoglobina, um de cada pai. Um gene normal fará com hemoglobina normal (A). Uma célula (anormal foice) gene fará hemoglobinas anormais (S).

Quando cada um dos pais tem um gene normal e um gene anormal, cada criança tem: uma chance de 25 por cento de herdar dois genes normais, uma chance de 50 por cento de herdar um gene normal e um gene anormal, e uma chance de 25 por cento de herdar dois anormais genes.

Os sinais e sintomas da anemia falciforme variar. Algumas pessoas tem sintomas leves. Outros têm sintomas muito graves e, muitas vezes são internados para tratamento.

A anemia falciforme está presente no nascimento, mas muitas crianças não revelam quaisquer sinais após 4 meses de idade.

Os sinais e sintomas mais comuns estão ligadas à anemia e dor. Outros sinais e sintomas estão associados a complicações da doença.

 

data-cke-saved-src=http://www.espacodevida.org.br/upload/images/Anemia%2Dfalciforme.png

O diagnóstico da anemia falciforme é feito através do exame eletroforese de hemoglobina.

O teste do pezinho, realizado ainda na maternidade, proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.

Assim que descoberta a anemia falciforme, o bebê deve ter acompanhamento médico com atenção integral, ou seja, os pacientes devem ser acompanhados por toda a vida por uma equipe com vários profissionais treinados no tratamento da patologia como médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, dentistas, etc.

Além disso, as crianças devem ter seu crescimento e desenvolvimento acompanhados, como normalmente é feito com todas as outras crianças que não têm a doença.

Não há estadiamento.

Páginas da vida Páginas da vida

eu tenho um filho de 09 anos e que tem anemia falciforme, ja fez 03 cirurgias, internamentos graves, trombose, rinite, sinusite, priapismo e hoje estive no medico com ele e esta todo congestionado, ele faz uso de hidroxureia , pen ve oral, folacim , fora outros médicos, mas e feliz você olha para ele e…

maria jose meireles batista

eu tenho um filho de 09 anos e que tem anemia falciforme, ja fez 03 cirurgias, internamentos graves, trombose, rinite, sinusite, priapismo e hoje estive no medico com ele e esta todo congestionado, ele faz uso de hidroxureia , pen ve oral, folacim , fora outros médicos, mas e feliz você olha para ele e…

maria jose meireles batista
  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!