Opções de tratamento

Opções de tratamento

O tratamento do paciente irá variar de acordo com o seu organismo, estilo de vida e tipo de câncer. Se o diagnóstico for descoberto precocemente, o tratamento será mais simples e com mais chances de sucesso. Não adianta focar somente no câncer, é necessário ter uma visão ampla de cada caso.

Muitas vezes, o paciente acaba utilizando mais de um tratamento, pois o seu organismo acaba se acostumando com aqueles medicamentos ou também de acordo com a progressão da doença, e precisa mudar para continuar fazendo efeito.

Cirurgia: a cirurgia continua sendo um dos procedimentos mais comuns, entretanto cada tipo de câncer tem um procedimento específico. A cirurgia está cada vez mais evasiva, com menos dor.

Radioterapia: tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. A radiocirurgia está ganhando espaço.

Quimioterapia: tratamento que utiliza medicamentos para combater o câncer. Eles são aplicados, em sua maioria, na veia, podendo também ser dados por via oral, intramuscular, subcutânea, tópica e intratecal. A quimioterapia é um tratamento que atinge todas as células do organismo e não somente as cancerígenas. Pacientes com metástase utilizam a quimioterapia por 5 ou 6 meses, depois o tumor não vai ter resistência e precisa trocar o tratamento.  

Terapia-alvo: ela não dispensa o tratamento tradicional, ela é utilizada como complemento ou sequência da quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. É um tratamento novo, com medicamentos que danificam as células desgovernadas, porém quase não afetam as células normais.

Imunoterapia: O tratamento mais novo em oncologia que visa a qualidade de vida do paciente. Aprovada pela ANVISA há 1 anos para três tipos de câncer: pulmão, melanoma e renal. Saiba tudo sobre imunoterapia para o câncer no espaço Imuno-Oncologia.

Transplante de medula óssea: tratamento para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue.

 

E, você paciente, fique atento! Busque sempre informações confiáveis referente ao seu tratamento e não esqueça de fazer perguntas ao seu médico, sempre que achar necessário! Você precisa ser um paciente ativo no seu tratamento!

  • IKCC - International Kidney Cancer Coalition
  • World Ovarian Cancer Day
  • WAPO - World Alliance of Pituitary Organizations
  • The Carcinoid Cancer Foundation
  • Alianza GIST
  • The Life Raft Group

Faça parte Novidades

Temos muitas coisas para compartilhar com você.
Lembre-se: você não está sozinho!

Digite o email corretamente

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso. Obrigado!

Indique este site

Indicação realizada com sucesso!

Seja parceiro

Mensagem enviada com sucesso!

Seja voluntário

Mensagem enviada com sucesso!

Envie seu depoimento

Depoimento enviado com sucesso!